ESCLARECIMENTO:

ESCLARECIMENTOS

A NOVA GUARDA É TÃO SOMENTE UMA FONTE DE INFORMAÇÃO, A NOSSA INTENÇÃO É APOIAR DE FORMA TRANSPARENTE O GUARDA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO QUE TENHA INTERESSE EM LUTAR POR DIGNIDADE.


COLUNA DO GM SIMÕES - SAÚDE E COND. FÍSICO

A importância de se levar ÁGUA para o posto de serviço











Sabemos que vivemos em um pais tropical, e que o nosso estado é um dos mais quentes da região Sudeste chegando a ter temperaturas que variam entre 30 e 42ºC. Dito isto, naquelas horas em que estamos no nosso posto, em baixo de um sol de 40 graus e com a sensação térmica de 50 ºC (devido ao uniforme e cinto de guarnição) a primeira coisa que vem ao nosso paladar é sede, porém devido ao gosto e a variedade que existe no mercado, escolhemos uma gama de bebidas exceto a mais barata e importante para o nosso organismo que é a ÁGUA.
Ela está presente em nossa vida desde a nossa existência e 72% do nosso corpo é composto por ela.
A água nos auxilia em diversas funções do organismo como: transporte de oxigênio, regulação da temperatura corporal (a normal em nosso corpo é 36,5º), “mata” a sede, hidratada a pele e evita problemas renais.
Você que é GUARDA MUNICIPAL e trabalha com exposição direta ao sol entenda que, com a elevação da temperatura corporal, são sinais de desidratação que podem levar a um mal súbito ou desmaio: sudorese intensa e pele seca, visão escurecida, tonturas e sede. Sem contar que estudos indicam que ao sentirmos sede já perdemos 2% do nosso peso corporal.
Portanto seja um guarda prevenido, antes de salvar a vida do próximo, salve a sua, leve consigo 500ml de agua e reabasteça depois do RF(lembrando que a dosagem diária recomendada pelos médicos é 2,5 litros)
No próximo encontro estarei falando sobre alongamento e porque devemos fazê-lo antes da assunção do serviço.

Fiquem com Deus
Um abraço a toda família Guarda Municipal.

 ALEXSANDRO SIMOES
   CREF-016902-G/RJ


01/03/2012

#################################################################################

A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA NA PARA O GUARDA MUNICIPAL

A atividade física é denominada como qualquer movimento corporal que resulta em um gasto energético maior que os níveis de repouso. Podemos dizer também que manter o corpo em movimento melhora a saúde física, mental e espiritual. Toda e qualquer atividade física deve ser controlada por um profissional da área de educação física que deverá ser credenciado pelo CREF1, que é o conselho regional de educação física.
Dentre as inúmeras atividades físicas existentes no mundo quero citar a CORRIDA e a CAMINHADA, pois se encontram em 1º lugar no mundo em relação ao numero de praticantes e traz um imenso beneficio para a vida de todos, como perda de peso, fortalecimento do abdômen, aumento do condicionamento físico etc. Para nós, Guardas Municipais, ter um abdômen fortalecido e um bom condicionamento ajuda a nos manter em boa forma para podermos suportar as 12 horas diárias que ficamos em pé, além disso temos uma constante melhora na  circulação o que evita o aparecimento de varizes.
Porém, antes de começarmos a praticá-la devemos procurar um médico, de preferência um cardiologista, para sabermos um pouco sobre nossa condição cardíaca e até que ponto podemos forçar em um exercício. Quero lembrar que a caminhada poderá ser executada por qualquer pessoa, mas a corrida, devido a problemas relacionados à coluna e sobrepeso, somente com a liberação médica.
Vale uma analise para saber a condição de cada um, o que não vale é a desculpa de não praticá-la, pois para exercê-la basta termos um par de tênis, um short e uma camiseta.
 Na próxima semana estarei falando da água e da importância de tê-la no posto de serviço.
Fiquem com Deus.
Um abraço a toda a Família Guarda Municipal.

                                                                       ALEXSANDRO SIMOES
                                                                                CREF-016902-G/RJ


02/2012


ALONGAR ANTES OU DEPOIS DA ASSUNÇÃO DO SERVIÇO?



O nosso dia de trabalho começa ao levantarmos da cama, dito isto podemos entender que antes mesmo de tocarmos os pés no chão estamos fazendo o nosso primeiro exercício de alongamento: o ato  de espreguiçar-se .
Na maioria das vezes o cansaço e as dores que sentimos ao final de mais um dia de trabalho nada mais é do que má postura. Ao longo do dia ficamos muito tempo em uma mesma posição, fazemos inúmeros movimentos e esforços desnecessários que sobrecarregam a musculatura corporal.

Trabalhar horas sentado na viatura, serviço interno ou em pé no PO ou trânsito  podem causar sensação de mal estar, pois cada um dos músculos recebe boas doses de tensão. Uma boa noite de sono tranqüilo pode ser uma ótima opção, mas nem sempre isto é possível, o que nos leva a acordar no dia seguinte com o corpo já dolorido.

Nesse momento nada mais gostoso do que poder relaxar e sentir-se bem novamente. Para isto servem os exercícios de alongamento, que ajudam a evitar ou minimizar os efeitos das dores musculares causadas pelas posições inadequadas que adotamos na execução das rotinas de Guarda Municipal.

Os exercícios de alongamento são simples e podem ser feitos em qualquer lugar e a qualquer hora do dia, estando você em casa, no carro a caminho do trabalho, ao telefone ou mesmo durante o seu trabalho. Podem ser realizados por quem trabalha no transito para diminuir a tensão nervosa, quando é preciso concentração para dar o melhor de si e também antes e depois das atividades diárias (meio fio ou qualquer degrau é essencial para alongar a panturrilha por exemplo)

Na atividade física os alongamentos realizados antes do início têm por objetivo aquecer a musculatura para o exercício, e ao final não permite o encurtamento dos músculos, o que prejudicaria a flexibilidade do corpo.

Estes exercícios visam à diminuição da tensão, reduzem a ansiedade, o estresse e a fadiga muscular, ativam a circulação e diminuem os riscos de lesões.



O alongamento corporal traz inúmeros benefícios para a saúde, entre eles:

  • Melhora a qualidade de vida, combate o estresse;
  • Tranquiliza e relaxa, aumenta a capacidade de concentração;
  • Melhora o funcionamento de todos os órgãos vitais;
  • Aumenta a auto estima auxilia os movimentos do dia-a-dia;
  • Auxilia na reabilitação de problemas posturais, melhora o posicionamento da coluna vertebral;
  • Diminui tensões e reduz os riscos de lesões;
  • Ativa a circulação sanguínea, diminui dores musculares.       

  • Alongar o corpo é indispensável a qualquer trabalhador. É rápido, simples e muito benéfico a qualquer pessoa independente da função que desempenha. Alongue-se!

    Fiquem com Deus
    Um abraço a toda família Guarda Municipal.

     ALEXSANDRO SIMOES
       CREF-016902-G/RJ

    Nenhum comentário: